O Aparecimento da JSD banner

O Aparecimento da JSD

Na primeira semana de Junho de 74 três dezenas de jovens, liderados por António Rebelo de Sousa, criam o ‘Núcleo de Jovens do PPD’ que, ainda nesse mesmo mês, se transforma na JSD. Em Novembro de 74 realizou-se o primeiro Plenário Nacional da JSD onde foram aprovados os primeiros estatutos da estrutura. Fica, desde logo, como uma estrutura autónoma do PSD, apresentando um posicionamento programático claramente mais à esquerda, uma voz crítica e sem tabus, mas que, com o tempo, passou a alinhar mais com a base programática do partido. Mais ao centro e abandonando a ‘irreverência esquerdista’ que a caracterizou inicialmente.

Desde os seus primeiros momentos, a JSD assumiu um papel fundamental na formação política dos jovens, promovendo o debate, a participação cívica e o envolvimento dos jovens na vida política nacional. A organização rapidamente se estabeleceu como uma força transformadora na política portuguesa, formando líderes que viriam a marcar profundamente a democracia portuguesa.

Ao longo de quase cinco décadas, a JSD tem mantido a sua missão original de ser uma escola de democracia, adaptando-se aos desafios de cada época mas mantendo firmes os valores e princípios que estiveram na sua origem: a defesa da liberdade, da democracia, da justiça social e do progresso.