JSD

-a +A

Organizações de juventude fizeram apelo conjunto aos jovens para que serem dadores de sangue

Organizações de juventude fizeram apelo conjunto aos jovens para que serem dadores de sangue

15 de Fevereiro

Ler Artigo

Portugal precisa de sangue jovem!

Sob o lema “Juntos por Todos” e com o objectivo de apelar à doação de sangue por parte dos jovens, um conjunto alargado de organizações de juventude estiveram esta manhã no Instituto Português do Sangue numa iniciativa de doação de sangue e de apelo público à doação de sangue por parte dos mais jovens. Este foi um contributo concertado entre organizações de juventude com ideias e objectivos diferentes, de sectores e áreas bastante diferenciadas, mas que têm em comum a representação e defesa dos jovens.

No local tivemos oportunidade de contactar com o Presidente do Instituto Português do Sangue e com os técnicos do Centro Regional de Lisboa, o que permitiu conhecer melhor a realidade, estreitar laços de cooperação e agilizar algumas campanhas de recolha que poderão ser reforçadas e ainda mais eficazes no futuro.

Consideramos que divergências à parte, há um tema que nos une a todos, o futuro do país e da juventude, e é por isso que consideramos importante este acto conjunto em nome de uma causa comum: dar aos portugueses, mais velhos e mais jovens um contributo que possa ajudar a salvar vidas.

O sangue é mais que um garante das funções essenciais ao organismo. É também um agente de homogeneização na sociedade: independentemente da nossa origem social, etnia, ou idade, ninguém pode escapar à eventualidade de necessitar de uma transfusão de sangue. No momento da emergência médica não há diferenças entre cidadãos: simplesmente existem ou não meios para salvar vidas.

Na sequência da recente notícia veiculada pelo Instituto Português do Sangue, que referia que o stock de certas tipologias de sangue em Portugal não era o suficiente, vários representantes de organizações de juventude portuguesa reiteram a necessidade de reforçar todas as reservas de sangue, insistindo na regularidade das colheitas dos dadores.

Nesse sentido, esta manhã fizemos um apelo a todos os jovens para exercerem o seu papel de cidadania e irem doar sangue. Numa altura em que os jovens reivindicam – e com razão! – um papel mais interventivo e central na sociedade portuguesa, há que salientar que os direitos coexistem com deveres e responsabilidade. Portugal precisa de sangue jovem: figurativo e real!

As juventudes partidárias, as associações de académicas e de estudantes, as associações juvenis, as associações jovens sindicais e empresariais,  não se esgotam na pura actividade política ou associativa,  sendo fundamental saber sentir o pulsar da sociedade através de acções de cariz social. Assim, mobilizar-nos-emos em conjunto com outras juventudes congéneres para levar esta mensagem ao maior número de jovens. Para juntamente com as restantes jovens resgatar o bem mais essencial do país: as pessoas.

Foi por isso que o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Académica do Porto (FAP), a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNAEESPC), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUA), Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AE UTAD), Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), a Juventude Social Democrata (JSD), a Juventude Socialista (JS), a Juventude Popular (JP), a Comissão de Juventude da UGT, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), bem como alguns Deputados jovens de vários partidos, Duarte Marques, Pedro Pimpão e Simão Ribeiro do PSD, Pedro Delgado Alves do PS e Michael Seufert do CDS, participaram esta manhã neste apelo conjunto.

Juntos por todos é o lema deste apelo inédito!

Junta-te a nós!

Torne-se militante e contribua para um partido melhor

ÚLTIMOS TWITTES

Artigo do Presidente da JSD, Duarte Marques na edição do Diário de Noticias de hoje - 'SOS: há festa na Escola... http://t.co/rbM0BiJq

Newsletter

Mantem-te Informado